top of page
Equipe do CIM/UFMA participa de ações educativas pelo Dia Mundial do Rim

 

Uma série de atividades de prevenção e esclarecimento sobre as doenças renais crônicas compõem a programação do evento.

 

 

14 de março de 2016

 

 

  

 

Nos dias 09 e 10 de março de 2016, em comemoração ao Dia Mundial do Rim, várias categorias prestaram orientação sobre os hábitos simples que podem garantir a saúde dos rins, uma vez que a Doença Renal Crônica (DRC) é silenciosa e afeta consideravelmente a qualidade de vida.

 

Com o tema “A prevenção da doença renal começa na infância”, as orientações sobre a importância de manter hábitos de vida saudáveis e sobre o cuidado com esses órgãos essenciais para o funcionamento do corpo invadiram as escolas num clima lúdico e condizente com o ambiente educativo.

 

A Unidade de Nefrologia do Hospital Universitário da UFMA e a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) realizaram nos dias 09 e 10/03, várias atividades que incluíram ações educativas na Unidade Integrada do Renascença e na Escola Nossa Senhora de Fátima, localizada no bairro Vila Embratel.

 

A abordagem do tema se deu de forma descontraída com a apresentação de vídeos de curta duração, palestras e de um teatro de fantoches. A linguagem usada foi adaptada para o melhor entendimento das crianças.

 

Dando continuidade as atividades, no dia 10/03, profissionais e estudantes da área da saúde estiveram à disposição da sociedade no hall da praça de alimentação do Shopping da Ilha. A programação contou com a prestação de serviços de aferição de pressão arterial, dosagem de glicemia e avaliação do IMC (índice de massa corporal). Durante todo o evento, os colaboradores distribuíram folhetos contendo informações sobre os fatores de risco para a DRC e cuidados com a saúde dos rins.  

 

A equipe do CIM, presente em todos os momentos, prestou orientação sobre os medicamentos nefrotóxicos - aqueles que apresentam potencial risco de prejudicar os rins e alertou sobre os problemas que esses podem causar se usados em pacientes renais. A equipe aproveitou a oportunidade para orientar o público presente a não tomar medicamentos sem orientação de um profissional habilitado e capacitado.

 

O evento foi um verdadeiro sucesso e o número de  atendimento traduziu a grandiosidade da ação.

 

 

 

 

bottom of page