top of page
Equipe do CIM/UFMA promove distribuição de folhetos informativos e preservativos para o carnaval

 

“Use camisinha. Quando um se previne, todos se protegem". Foi com essa mensagem que a equipe do CIM/UFMA procurou conscientizar a população no Carnaval.

 

11 de fevereiro de 2016

 

 

  

 

A equipe do CIM realizou no dia 05.02.16, às vésperas de carnaval, uma ação educativa sobre DST/AIDS destinada à população do Centro Histórico de São Luís (MA). A equipe buscou abranger um público bem diversificado com enfoque especial entre os jovens, faixa etária que vem registrando aumento significativo de contaminação pelo HIV. O público, que foi bem receptivo à ação, abordou espontaneamente os colaboradores na busca de maiores informações sobre a campanha.

 

A programação contou com a distribuição de kits com camisinhas masculinas e folhetos informativos, com intuito de estimular a prática sexual segura com o uso indispensável do preservativo e também de esclarecer a população de uma maneira didática e simplificada que as DSTs ainda estão muito prevalentes em nossa sociedade, mostrando assim a importância da proteção.

 

O CIM alertou ainda que a AIDS quando não diagnosticada e tratada a tempo pode evoluir para complicações graves e até levar à morte, além de ter esclarecido que nas situações de risco como sexo desprotegido ou promiscuidade o melhor a se fazer é buscar a orientação dos inúmeros serviços de saúde pública voltados para testagem e aconselhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade.

 

Como reforço da programação, a equipe distribuiu folhetos informativos de DST/AIDS na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), nos Hospitais Universitários Materno Infantil e Presidente Dutra e no Conselho Regional de Farmácia (CRF-MA).

 

Em uma análise positiva da ação, a Farmacêutica do CIM Kelly Maluf frisou que "A prevenção é uma estratégia permanente, mas no período de Carnaval ela se intensifica em função das diversas situações que aumentam a vulnerabilidade da população para infecção de doenças sexualmente transmissíveis, além de proporcionar a proteção contra uma gravidez não desejada”.

 

A Farmacêutica ressalta ainda que ações como essa são muito importantes e que deveriam ser feitas não só em períodos pontuais, como geralmente ocorre em festividades como o carnaval, mas poderiam ser incentivadas para que ocorressem de forma sistemática durante todo o ano, tendo em vista que atitudes como essa contendo orientações simples, porém direcionadas e objetivas, podem ter um impacto social imenso e com grande repercussão na qualidade de vida das pessoas.

 

           

           

 

 

bottom of page